oram prorrogados, nessa quinta-feira (14), os prazos para atualização dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. São dois tipos de atualização e englobam oito milhões de famílias. O primeiro se refere aos beneficiários do Auxílio Brasil (PAB) que estão em Revisão Cadastral. Eles têm até 14 de outubro para atualizar as informações. Já as famílias em Averiguação Cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em 10 de junho, ganharam prazo extra até 12 de agosto.
Saiba a diferença entre Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral
A Revisão Cadastral é a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Já a Averiguação Cadastral verifica as informações do CadÚnico a partir de informações contidas em outros registros administrativos federais. Se forem identificadas inconsistências após o cruzamento de dados, a família deve comprovar que segue cumprindo os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil.
Importância da atualização
As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) pessoalmente ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.
A atualização cadastral é fundamental para garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.
Devido à pandemia da Covid-19, o processo de revisão cadastral foi escalonado. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
Aplicativo
O novo aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. No aplicativo, as famílias também ficam sabendo se estão em Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros.
Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.
Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.
Fonte: Casa Civil