OPrograma Emergencial de Acesso a Crédito na modalidade de garantia de recebíveis, o Peac Maquininhas, realizou 112.161 operações, liberando R$ 3,190 bilhões, entre 15 de outubro e 31 de dezembro de 2020. A iniciativa do Governo Federal foi criada para facilitar o acesso ao crédito e, dessa forma, ajudar os pequenos negócios a enfrentar os impactos econômicos da pandemia da Covid-19.
Concebido para a concessão de empréstimos garantidos por recebíveis gerados via cartão a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, o programa visa solucionar os dois principais problemas para acesso dos pequenos negócios ao crédito: a falta de informações e de garantias. Os recebíveis são, em sua maioria, gerados por meio das “maquininhas de cartão”.
Para muitas empresas, o Peac Maquininhas significou a única opção de acesso a crédito durante o último trimestre de 2020. Segundo dados do BNDES, 18% dos microempreendedores individuais, 4% das microempresas e 2% das empresas de pequeno porte dependeram exclusivamente do programa para financiamento neste período.
Fonte: Casa Civil