Ministério da Cidadania anuncia municípios participantes de programas de capacitação profissional

Caminho Promissor e Nova Vida ofertam oportunidades a pessoas com deficiência e jovens em medidas socioeducativas do Cadastro Único.

O Ministério da Cidadania publicou a lista com o nome de 28 municípios, os quais receberão a implementação dos programas Caminho Promissor e Nova Vida. Estes programas visam a capacitação profissional de pessoas com deficiência e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, que fazem parte de famílias inscritas no Cadastro Único.

O anúncio foi feito durante um evento nesta quarta-feira, 18 de dezembro, em Brasília. O investimento do governo federal pode chegar a R$ 11,9 milhões, o que vai depender da quantidade de pessoas a serem atendidas por município.

A Secretária Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, argumentou que no programa Caminho Promissor o custo dos cursos de capacitação para pessoas com deficiência vem atrelado também a aquisição de um veículo adaptado para o transporte dos alunos. Ela avalia a medida como positiva, já que, garante direitos da população em vulnerabilidade social. “Sabemos que a iniciativa vai gerar um resultado fantástico porque os cursos serão apropriados para cada um, de acordo com a necessidade”, destacou.

O município de Iguatu (CE) receberá recursos para capacitação e transporte das pessoas com deficiência. O prefeito, Ednaldo Lavor, explica que a parceria com o governo federal vai beneficiar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. “Vai ajudar o município como um todo. Estamos muito felizes porque entendemos que, quando se trata de pessoas com deficiência, a luta deve ser de todos”, concluiu.

NOVA VIDA

Dos 28 municípios, quatro fazem parte da ação “Em Frente, Brasil”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. São eles: Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Os quatro receberão recursos para capacitação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Para a secretária Rita Passos, gerar ocupação, trabalho e renda é uma forma de promover a cidadania. “Queremos que esses jovens tenham uma nova vida”, disse.

Fonte: Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

Compartilhe

Veja mais posts

Entre em contato

Rolar para cima