Ministério da Educação (MEC) participa, entre os dias 29 e 31 de maio, em Luanda, Angola, da XII Reunião de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o tema “Promoção da Cooperação Educacional com vista à Transformação dos Sistemas Educativos na CPLP”.
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, representará o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, no dia 31 de maio, quando será realizado um balanço geral do grau de implementação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2022-2024). Também será lançado, nesse dia, o projeto-piloto “Rede de Escolas Amigas da CPLP”.
O Plano de Ação representa um compromisso coletivo de cooperação e estruturante entre os estados-membros no setor da educação. O objetivo é “implementar ações de cooperação multilateral concertadas, harmonizadas e orientadas para resultados concretos nos domínios da educação, que contribuam para o efetivo desenvolvimento dos sistemas educativos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com vista à melhoria da sua qualidade”.
A servidora Maria Francisca Ferreira Trujillo, que representa o MEC como ponto focal para Educação na CPLP, também participará das discussões durante o evento como moderadora do Painel sobre Alimentação Escolar e da Reunião Técnica dos Pontos Focais para Educação da CPLP.
No encontro, haverá ainda uma reflexão sobre a cooperação educacional entre a CPLP e outras organizações internacionais em tempos de emergência, com destaque para o projeto “Educação em Situações de Emergência”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Será lançado, na ocasião, o projeto “Educação em Situações de Emergência BIE-UNESCO-CPLP”.
O evento é antecedido pelo Fórum da CPLP sobre educação inclusiva, no dia 29 de maio.
Fonte: Ministério da Educação