O Ministério da Educação (MEC) divulgou a programação inicial da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a ser realizada de 16 a 22 de outubro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Os visitantes do evento não precisarão se inscrever e terão acesso livre e gratuito aos espaços da mostra tecnológica. Apenas os seminários, oficinas, workshops e mesas-redondas necessitarão de inscrições dos participantes. A Semana contará com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes, além da oferta de oficinas rápidas para o público em geral e uma área exclusiva para projetos de inovação e da cultura maker. Nessa edição, mais de 50 instituições participarão do evento, incluindo os Institutos Federais (IFs), as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outras.
A Semana Nacional da EPT terá o tema “Futuro conectado, Educação Profissional para reconstruir o Brasil”. Na programação, haverá seminários, workshops e mesas-redondas, a fim de promover essa modalidade educacional, diretrizes e expansão. Para participar dessas atividades, os interessados deverão realizar inscrição prévia gratuita por meio do link. Aqueles que desejarem participar das oficinas também deverão se inscrever previamente, sem custo, no mesmo link.
A Semana também terá a presença de unidades móveis educacionais das instituições da EPT que oportunizarão interatividade com o público, mediante oficinas de produção de casadinho e docinho de leite em pó e oficinas de tecnologias de manufatura digital, incluindo scanner 3D, impressão 3D e laboratórios itinerantes para difusão científica. Além disso, a programação terá apresentações culturais que ocorrerão todos os dias da semana.
União – Como ação conjunta entre o MEC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada juntamente com a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A iniciativa visa unir as ações que envolvem os dois ministérios e somar esforços na promoção da educação, da ciência e da tecnologia.
Fonte: Ministério da Educação