Inscrições abertas: cinco cursos para profissionais de assistência social somam mais de 240 mil vagas

laborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para viabilizar o acesso da população às políticas públicas são algumas das atividades realizadas pelos assistentes sociais, que também notam as carências e orientam a população na busca por direitos. Para esses profissionais, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde indica cinco ofertas educacionais gratuitas, disponíveis na plataforma UNA-SUS. No total, são 240 mil vagas. Para participar, é necessário fazer cadastro e matrícula dentro do prazo estabelecido. 

Confira detalhes sobre as habilitações: 

São 50 mil vagas. O curso busca qualificar os trabalhadores da saúde para ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços do SUS, provocando o debate e a reflexão sobre aceitação das diferenças, instrumentalizando para o acolhimento e o cuidado dentro das especificidades dessa população. As matrículas seguem abertas até 30 de maio de 2023. A carga horária é de 45 horas. 

São 10 mil vagas. Com carga horária de 30 horas, a capacitação segue com inscrições abertas até 31 de outubro de 2023 e aborda ferramentas para gestão do cuidado à saúde da pessoa com deficiência nos serviços de reabilitação e sua contribuição para a integralidade da atenção. O curso também apresenta características dos pontos de atenção no contexto da Atenção Primária à Saúde no SUS. 

São 30 mil vagas. A habilitação propõe reflexões sobre o manejo na prevenção do comportamento suicida entre os usuários da Atenção Primária à Saúde no SUS. O curso tem carga horária de 30 horas e as inscrições podem ser realizadas até 15 de novembro de 2023.

São 100 mil vagas. A oferta educacional oportuniza atualização e aperfeiçoamento de saberes inerentes à saúde mental e atenção psicossocial de adolescentes e jovens, o que contribui para a criação e o fortalecimento de espaços de cuidado voltados para o acolhimento desse público. O curso, com carga horária de 180 horas, está com as matrículas abertas até 31 de dezembro. 

São 50 mil vagas. Com inscrições abertas até 16 de junho e carga horária de 15 horas, a capacitação tem o objetivo de qualificar profissionais e gestores de saúde, profissionais e gestores da socioeducação e áreas afins sobre a atenção integral à saúde de adolescentes, a partir da Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI).

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe

Veja mais posts

Entre em contato

Rolar para cima