O novo aplicativo do Cadastro Único já está disponível nas lojas virtuais para mais de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados do Governo Federal. A ferramenta traz mais opções aos usuários, como a possibilidade de um auto-cadastramento, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual.
A tecnologia facilita ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do Governo Federal. É uma nova e moderna ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”
João Roma, ministro da Cidadania
Os detalhes sobre a tecnologia serão dados pelo ministro da Cidadania, João Roma, durante agenda com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em Parnamirim (RN). O evento será nesta quarta-feira (30.03) a partir das 10h15, na Estação Cajupiranga, que marca a conclusão do primeiro trecho da Linha Branca da linha férrea da Grande Natal.
“A tecnologia facilita ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do Governo Federal. É uma nova e moderna ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”, destacou o ministro João Roma.
O aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOS. A modernização do Cadastro Único pretende facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. O auto-cadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados.
O cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania ainda vai ampliar a conectividade dos Posto do Cadastro Único em mais de 700 municípios.
O banco de dados é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo. Com a modernização do Cadastro Único, os novos cruzamentos de dados serão feitos a partir de mais de 36 bilhões de registros .https://www.youtube.com/embed/SSuZWAhWk6M
Serviço
Inauguração da Estação Cajupiranga e conclusão da obra de expansão do primeiro trecho da linha branca
Data: 30 de março de 2022
Horário: 10h15
Local: Estação Cajupiranga
Endereço: Avenida Estrada para Pium, s/n – Vizinho ao Condomínio Amsterdã – Parnamirim-RN
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania
Fonte: Ministério da Cidadania