Foi adiado o prazo para inscrições de boas práticas voltadas à população idosa

Municípios brasileiros que já aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa podem inscrever ações até o dia 17.

O prazo para inscrição de boas práticas pensadas para a população idosa foi prorrogado até esta sexta-feira (17). Serão selecionadas 18 experiências que tiveram sucesso para complementar o Guia de Boas Práticas, idealizado pelo Departamento de Atenção a Idoso. Para fazer parte, os municípios devem ter aderido à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, um conjunto de iniciativas do governo federal que tem o intuito de melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos, evitando o isolamento e exclusão dessa parcela da sociedade. Para efetuar a inscrição é necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

Assim que estiver finalizado, o Guia de Boas Práticas do governo federal estará disponível para governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, afim de propagar as experiências que foram positivas. A coordenadora-geral de Cuidado Integral do Departamento de Atenção ao Idoso, Luciana Gill Barbosa relatou: “A gente pretende reconhecer, por meio desta publicação, boas ações municipais no nível nacional e divulgá-las para que outros municípios possam se inspirar nessas ações”.

Mais de 300 iniciativas já foram inscritas no mapeamento. As experiências devem estar de acordo com as oito dimensões da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que engloba as seguintes áreas e setores do poder público: ambiente físico, transporte e mobilidade urbana; moradia; participação; respeito e inclusão social; comunicação e informação; oportunidade de aprendizagem; e apoio, saúde e cuidado.

Além de compor a publicação, as experiências selecionadas receberão uma certificação concedida pelo Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania. Os coordenadores e técnicos envolvidos nas ações também serão convidados a apresentar os seus trabalhos em Brasília.

Fonte: Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

Compartilhe

Veja mais posts

Entre em contato

Rolar para cima