Em 2020, Sedec aposta em cursos de capacitação para agentes locais e na modernização de procedimentos que garantam mais eficiência à atuação federal .
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional é encarregada por articular em âmbito nacional o sistema que diminui os riscos e reconstitui a normalidade após ocorrência de desastres. A secretaria tem apoio importante dos municípios para assegurar que bons resultados façam parte da realidade. Por isso, em 2020, o órgão irá fortalecer o elo com as esferas municipais investindo em cursos de capacitação para agentes que atuam na ponta. Equipes também têm se dedicado à modernização do sistema federal para desastres.
A Sedec é responsável por coordenar o Sistema, que promove ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação em situações de desastres naturais. De forma multisetorial, os trabalhos se dão nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal, com ampla participação das comunidades locais.
O secretário nacional explica que todos os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) têm incumbências, mas a participação das Defesas Civis municipais é extremamente valiosa, tendo em vista que os desastres ocorrem nas cidades. Alexandre Lucas destaca que o município deve estar preparado para atender imediatamente a população atingida, reduzindo perdas materiais e humanas.
“A Defesa Civil não é apenas um órgão, é um conjunto de ações dos entes públicos, iniciativa privada e sociedade civil. Cada um tem suas responsabilidades. E o apoio da Defesa Civil Nacional é sempre complementar à atuação dos municípios e estados”, observa o coronel Alexandre Lucas.
Para mais informações, acesse Ministério do Desenvolvimento Regional