omeçou nesta segunda-feira (18) o pagamento da parcela de julho do Auxílio Brasil para os beneficiários com o final 1 no Número de Identificação Social (NIS). Os repasses seguem até o dia 29 de julho e vão contemplar mais de 18 milhões de famílias contempladas.
O programa é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.
Por região
O Nordeste é a região com o maior número de beneficiários: quase 8,6 milhões de famílias. Na sequência aparecem as regiões Sudeste (5,2 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,2 milhão) e Centro-Oeste (941 mil). Entre os estados, a Bahia lidera no número de famílias contempladas, com 2,26 milhões ao todo. Também há mais de um milhão de contemplados nos estados de São Paulo (2,18 milhões), Pernambuco (1,44 milhão), Minas Gerais (1,43 milhão), Rio de Janeiro (1,33 milhão), Ceará (1,32 milhão), Pará (1,15 milhão) e Maranhão (1,10 milhão).
Requisitos
O auxílio é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para estar habilitada, a família precisa atender os critérios de elegibilidade:
- ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses;
- não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases federais.
Confira o cronograma de pagamento:
Fonte: Ministério da Casa Civil