m dos países mais conectados ao ambiente virtual no mundo, a Dinamarca, apoia o Brasil a transformar digitalmente serviços que favoreçam o cidadão. Nesta quarta-feira (05/10), o Governo Federal se reuniu, no Ministério da Educação (MEC), com representantes do país escandinavo cumprindo o acordo que prevê parceria para a digitalização de soluções que facilitem a vida do público brasileiro. Esse encontro faz parte da segunda fase das trocas de experiências entre as nações nessa temática.
Na ocasião, o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, André Castro, representando o MEC, apresentou para representantes da Embaixada da Dinamarca no Brasil, da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), e os demais gestores do Governo Federal brasileiro, as inovações tecnológicas e ações digitais do MEC, contemplando, em alguns projetos, a metodologia aprendida na cooperação por intermédio de representante do MEC no grupo de servidores que estão no processo de capacitação.
Foram apresentadas, ainda, diversas ações conduzidas por outros atores do Ministério, entre elas ações da educação básica na Política para Recuperação das Aprendizagens, ações de inteligência e gamificação voltadas para alfabetização, ao aprimoramento de ações de ingresso no ensino superior, à potencialização de acesso aos cursos técnicos e profissionalizantes, entre outros.
Estiveram também na reunião os representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Economia, que apresentaram soluções tecnológicas em suas respectivas áreas com melhorias dentro do conhecimento adquirido pelos parceiros internacionais.
Treinamento internacional
O primeiro encontro ocorreu na Dinamarca, onde a comitiva do Governo Federal participou de um treinamento de mais de 120 horas de aulas sobre toda a expertise relacionada à transformação digital desenvolvida pelo país europeu.
A visita técnica incluiu órgãos públicos, empresas parceiras que trabalham diretamente com o governo a fim de conhecerem de perto a mudança de comportamento para o ambiente tecnológico ocorrida no país. Hoje, a Dinamarca disponibiliza mais de 3 mil serviços on-line para sua população.
Fonte: Ministério da Educação