Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao segundo semestre de 2023, na segunda-feira, 19 de junho. Os candidatos têm até o dia 22 de junho para se inscrever, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — Sisu. A segunda edição de 2023 do Programa está ofertando 51.277 vagas, em 1.666 cursos, de 65 instituições de educação superior.
Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.
Confira, abaixo, o passo a passa para efetuar a inscrição no Sisu:
O primeiro passo é acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — Sisu. Em seguida, clicar em “Inscreva-se”, na primeira caixa informativa do cronograma.
O Portal direcionará o usuário para o Sistema do Sisu. Nessa tela, basta clicar no botão “Entrar com GOV.BR”. Caso ainda não tenha cadastro no portal do Governo Federal, será necessário se inscrever. O usuário pode clicar no link “Clique aqui para saber como acessar” se quiser mais informações.
Ao acessar o portal gov.br, o usuário deverá realizar o login com o CPF e a senha cadastrados.
No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. Antes de iniciar o processo de inscrição, o participante deve conferir e confirmar os dados cadastrais, localizados na barra superior da tela de inscrição.
Escolha do curso
O passo seguinte é a escolha do curso. O candidato pode escolher até duas opções de curso de graduação dentre as ofertadas para o processo seletivo do Sisu 2023/2. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, ou seja, até 22 de junho. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Nessa etapa, o participante deve clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A consulta das ofertas de vagas pode ser realizada por instituição, curso ou municípios.
Ao aparecer o resultado da busca, basta escolher o curso, instituição e estado para o qual pretende concorrer.
O sistema direcionará o candidato para a tela Modalidade. Nessa etapa, o participante deve escolher a modalidade de concorrência disponível para o curso selecionado, clicando no botão “Escolher essa modalidade”. Caso o candidato queira se inscrever em duas opções de curso, basta repetir o procedimento na tela “2ª opção de curso”, clicando no link “Fazer inscrição na 2ª opção”.
Na tela “Confirmação”, o sistema apresentará todas as informações referentes ao curso selecionado. É necessário conferir os dados do curso e da modalidade escolhidos, a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula e clicar em “confirmar minha inscrição nesta opção”.
Feito esses procedimentos, nas duas opções, o sistema apresentará um resumo das informações das duas opções em que o candidato está inscrito no processo seletivo do Sisu 2023/2.
Ao efetuar esse passo a passo, o estudante estará concorrendo a uma vaga no Sisu e poderá acompanhar as notas de corte dos cursos e a classificação parcial durante o período de inscrição.
Resultado – o MEC divulgará o resultado da chamada regular no dia 27 de junho, no Portal Único de Acesso. O participante também pode conferir o resultado direto na instituição de educação superior que escolheu.
Lista de espera – aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas no momento da inscrição poderão disputar, por meio da lista de espera, as vagas eventualmente não preenchidas anteriormente em uma das opções escolhidas para a lista de espera, no período para manifestar interesse, que vai do dia 27 de junho a 4 de julho.
Confira, a seguir, o cronograma completo.
O Edital do processo seletivo e demais legislações relativas ao Sisu estão disponíveis em https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
Sisu – o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e, atualmente, está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sistema reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). A inscrição é gratuita e realizada, exclusivamente, pela internet, por meio dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). Podem se inscrever para o Sisu todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, antes do processo seletivo do Sistema.
Fonte: Ministério da Educação