FGTS Digital: novo sistema do portal de informações entra no ar

Ministério do Trabalho e Previdência lançou na quarta-feira (4) o portal FGTS Digital, um sistema que vai gerenciar os processos relacionados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os usuários que acessarem o portal poderão emitir guias rápidas e/ou personalizadas, consultar extratos de pagamentos, verificar os  débitos em aberto, dentre outros. O objetivo é facilitar a busca de informações, além de manter os trabalhadores e empregadores conectados com o futuro.

O portal foi desenvolvido pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e traz notícias e informações para que os futuros usuários possam se familiarizar com o novo ambiente digital. 

Serviços do FGTS Digital 

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. Com a nova plataforma, o tempo gasto pelas empresas no cumprimento de obrigações acessórias será menor, pois será utilizada a base de dados do eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.

O PIX (mecanismo de pagamento instantâneo) foi escolhido como ferramenta de pagamento do FGTS e deve trazer ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização da conta do trabalhador.

As guias de pagamentos do FGTS poderão ser emitidas no portal do FGTS Digital ou na própria tela do ambiente virtual do eSocial.

Entre os benefícios da ferramenta estão: A emissão de guias rápidas e/ou personalizadas, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto e o pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Fonte: Casa Civil

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