Brasil apresenta plano de políticas públicas para doenças crônicas não transmissíveis em reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, propôs aos membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) um plano comum dedicado a políticas públicas sobre doenças crônicas não transmissíveis. A ação foi apresentada nesta sexta (25) e aprovada durante a VI Reunião de Ministros da Saúde do bloco, em Luanda, capital de Angola.

“Nosso objetivo é fortalecer as capacidades dos países da CPLP na gestão de políticas, reorientação de serviços, promoção, prevenção e vigilância, para o cuidado abrangente no pós-pandemia da Covid-19”, disse o ministro.

Queiroga também sugeriu ações de cooperação na área de telemedicina. “O Grupo de Trabalho designado para o tema pode apoiar na difusão de tecnologias de informação e de conhecimento na mitigação dos impactos provocados pela Covid-19, particularmente no acesso aos cuidados de saúde e na formação e otimização de recursos humanos.”, destacou o ministro.

Na reunião, os ministros de Estado reiteraram o entendimento de que a vacinação contra o novo coronavírus é um bem público e será um fator determinante na resposta aos desafios pós-pandemia.

No encerramento dos trabalhos desta sexta (25), os ministros assinaram o documento final com a aprovação de ações entre os países. Além do Brasil, a conferência contou com a participação de representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Nathan Victor
Ministério da SaúdeCategoriaSaúde e Vigilância Sanitária

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe

Veja mais posts

Entre em contato

Rolar para cima