Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nessa terça-feira (14) os dados sobre o setor de seguros até outubro de 2021. Segundo os dados, as 15 companhias seguradoras habilitadas no Prêmio do Seguro Rural (PSR), pagaram R$ 3,6 bilhões em indenizações aos, agricultores entre janeiro e outubro de 2021. O Valor representa um aumento de 75,6% sobre os R$ 2,097 bilhões pagos no mesmo período de 2020. Tiveram como destaque a produção de milho e a segunda safra e café
O diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, explica que o milho de segunda safra foi o ponto fora da curva em 2021, pois os produtores do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo tiveram sinistros com estiagem agravadas com geadas. Além da estiagem e geadas no milho de segunda safra, contribuíram para um aumento da sinistralidade nas lavouras brasileiras em 2021 as geadas ocorridas no café, principalmente em Minas Gerais e São Paulo.
O PSR teve um papel importante na alavancagem de contratações de seguro rural em 2021 para as culturas de milho de segunda safra e café. O Mapa apoiou praticamente toda a demanda de seguro dessas culturas com subvenção de 40%.
Fonte: Casa Civil